28 de fev. de 2010

Mas o que é EREEF ?


O Encontro Regional de Estudantes de Educação, ou simplesmente EREEF, constitui-se em um fórum anual que reúne estudantes, professores e trabalhadores das tradições culturais (Capoeira, Yoga, Lutas, Dança etc) em um período de 04 dias, nos quais são tratados diversos temas de cunho social, política, econômico, pedagógico, científico e cultural.

O evento é inteiramente organizado pelo Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF), o qual é composto por estudantes de Educação Física de sete estados da região nordeste (BA, SE, AL, PE, PB, RN e CE) e é representado pela Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF).

Na sua 17ª edição o encontro será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) de 01 a 04 de abril de 2010 e terá como tema ”Universidade em (DES)Construção: O Movimento Estudantil de Educação Física consolidando uma proposta para a formação." A comissão organizadora é composta pela Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF), pelo Centro Acadêmico de Educação Física da UFS (CAEF/UFS) e pelos estudantes do curso de Educação Física e demais cursos da UFS.

Se você, estudante da Região Nordeste, já conhece o MEEF, não deixe de ir pro EREEF em Sergipe! Se ainda não conhece, chegou a hora de participar e construir um grande encontro junto com a gente!

Que diacho quer dizer ExNEEF???


A Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) é a entidade representativa dos estudantes de Educação Física nacionalmente, surgida em 1992. A ExNEEF tem como objetivo encaminhar as deliberações dos encontros discutir e debater as temáticas referentes as particularidades da área e assuntos pertinentes ao Movimento Estudantil, além de fazer o “link” do MEEF nas diversas Instituições de Educação Física do Brasil e em outros Movimentos Sociais

Para que possam se organizar, todos os anos são realizados os Encontros Nacionais de Estudantes de Educação Física (ENEEF’s) e os Encontros Regionais de Estudantes de Educação Física (EREEF’s).

Para facilitar essa organização, a ExNEEF possui em sua organização seis regionais, que são:

Regional 1 – São Paulo
Regional 2 – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo.
Regional 3 – Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas.
Regional 4 – Pará, Amapá, Piauí, Maranhão, Roraima, Acre, Amazonas
Regional 5 – Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia.
Regional 6 – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Se você, estudante da Regional III, já conhece o MEEF, não deixe de ir pro EREEF em Sergipe! Se ainda não conhece, chegou a hora de participar e construir um grande encontro junto com a gente! E em julho, não esqueçam, vem o ENEEF em Fortaleza!

O que seria esse tal de MEEF????


O Movimento Estudantil de Educação Física, também conhecido pela sigla MEEF, começou na década de 50, na antiga Escola Nacional de Educação Física (hoje UFRJ - no Rio de Janeiro) partindo de uma discriminação racial por parte da direção desta escola em que culminou em grandes mobilizações estudantis, e na luta e conquista de espaços para os estudantes, como a construção de uma piscina para as aulas de Educação Física.

Sendo assim, o MEEF é um movimento de luta social, que tem como objetivo defender os interesses dos estudantes de Educação Física de todo Brasil. O MEEF se organiza e se articula dentro de vários espaços que, a princípio, pode causar algumas confusões devido as varias siglas que encontramos, mas nada que não venhamos a nos acostumar.

Quando falamos em organização do MEEF, pensamos inicialmente nas lideranças estudantis, as quais são fundamentais que existam para intensificar as discussões nos diversos espaços de intervenção que encontramos. Um exemplo de liderança são os CA’s e DA’s (Centros e Diretórios Acadêmicos), os quais são entidades que representam politicamente o curso de cada Instituição, investigando e comunicando os estudantes a respeito dos acontecimentos, tanto no interior quanto no exterior da Universidade e contribuindo na formação Político-Acadêmica, através de espaços como debates, discussões, cursos, vivências, assim com atividades lúdicas e culturais. Os CA’s, DA’s, coletivos e estudantes independentes constroem o MEEF na luta por suas bandeiras históricas e também na emancipação da classe trabalhadora como um todo.